Os mitos põem o homem cara a cara consigo mesmo e o ajudam a olhar para si, identificando seu potencial e, a partir daí, integram conteúdo interno subjetivo, às vivências diárias objetivas.
Os Deuses favorecem o diálogo entre razão e sensibilidade, trazendo à luz arquétipos da personalidade masculina que muitas vezes negligenciam seus conteúdos internos, especialmente as emoções.
Tudo isso facilita um entendimento maior e uma convivência mais harmoniosa entre os sexos.
Com qual dos Deuses Gregos você se identifica?
Conheça algumas indicações de florais para cada personalidade correspondente.
Para a mesma personalidade há vários outros tipos de florais e uma consulta é sempre importante para analisar cada caso individualmente.
Conheça quais florais correspondem à sua personalidade.
1– Apolo, Brilhante e irresistível
O Deus solar, dos oráculos e fundador das grandes cidades gregas. Cabe a ele o dom de profetizar e exercer seu poder sobre a natureza e a sociedade. Fertiliza a terra, cura doenças, espalha pestes. Protege pastores e navegantes.
O Homem Apolo, expressão perfeita de talento e beleza, brilhante, planejador e organizado, realiza-se como pai, marido e com o sucesso. Mantém suas emoções sob controle, tem objetivos claros.
Adora artes, música, esportes, literatura e filosofia. Tempera a sexualidade com romantismo e amor.
Desafios
Vencer o complexo de superioridade, reduzir a tendência de achar que é tudo ou nada.
Florais Sugeridos
Water Violet: Ajuda a equilibrar a ideia de que é o melhor de todos.
Cherry Plum: Equilibra a tensão dos contrários, trazendo o controle do 8 ou 80.
Heather: Reduz o egocentrismo.
2 – Dionísio, O aventureiro cativante
O Deus – Baco, o Deus do vinho que leva esperança e prazer aos homens. Deus da alegria, da fertilidade, da embriaguez e dos estados alterados da consciência. Representa a ruptura das inibições, repressões e recalques. O vinho é sua arma poderosa, que confunde o raciocínio e eleva à loucura. Está ligado à orgia, à selvageria.
O Homem representa o mais humano dos deuses, libertando a humanidade dos tabus e convenções e resgatando o prazer de viver. Irreverente, descontraído, entusiasmado e cativante, leva às mulheres à loucura, mas o casamento não é a sua meta já que não abre mão da liberdade, da boemia. Preferem as mulheres liberais. No trabalho escolhe funções que lhe dão prazer e alegria e acredita que se deve aproveitar a vida ao máximo.
Desafios
Encontrar o verdadeiro sentido da liberdade, estabelecer vínculos emocionais mais profundos, vencer a tendência aos exageros, moderar a euforia e os impulsos hostis.
Florais Sugeridos
Agrimony – Encoraja os que demonstram estar sempre de bem com a vida mas bebem, fumam ou comem demais para preencher o vazio interior.
Heather – Nutre o vazio e a solidão da alma do Dom Juan reduzindo ondas de vaidade.
Holly – Traz a consciência da medida exata entre irreverência e agressividade.
Vervaim – Regula a euforia do exagerado.
Impatiens – Acalma os inquietos.
Cherry Plum – Traz auto controle.
3 – Hades, O solitário e enigmático
O Deus – Invisível, misterioso, senhor do mundo dos mortos, favorece o crescimento das sementes, não demonstra emoção , mantinha-se insensível a preces ou sacrifícios.
O Homem Fechado, introvertido e enigmático, regido pelo Deus do inconsciente, guarda e defende seu mundo físico e psicológico. Acredita que a moral e a ética estão acima dos interesses materiais. Discreto, fiel e leal, tem a missão de guiar os demais ao auto conhecimento e sua maior força está em lidar com o que os outros não conseguem ver.
Desafios
Ser menos radical, superar a tendência à indiferença, à solidão, aprender a trabalhar em equipe e não cair em depressão.
Florais Sugeridos
Mimulus – Encoraja aquele que guarda seus medos em silêncio a dividir o que pensa e sente.
Aspen – Traz proteção e confiança para lidar com questões espirituais
Walnut – Protege os hipersensíveis às energias negativas
Mustard – Dissolve a frieza, melancolia e tristeza cíclica.
Wild Rose – Dissolve a apatia e reinstaura o prazer de viver.
4 – Hefestos, Trabalhador incansável
O Deus – Soberano do fogo, nascido disforme e coxo, teria sido jogado do Olimpo ao mar, por Hera, sua própria mãe e adotado por ninfas do oceano que o criaram como filho legítimo. Artesão habilidoso, ferreiro divino que fabricou os raios de Zeus, o tridente de Poseidon, as flechas de Apolo e as armas de Aquiles. Inteligência voltada para a técnica.
O Homem – Ligado à tecnologia , manufatura e indústria, trabalhador dedicado e incansável, possui fantástica habilidade manual. Preciso, Workaholic, considera trabalhar uma causa nobre.
Desafios
Vencer a mania de perfeição o autosacrifício e a mania de trabalhar demais.
Florais Sugeridos
Crab Aplle – Promove a autoaceitação e aumenta a autoestima.
Oak – Deserta a consciência dos limites do corpo físico.
Pine – Traz o auto perdão.
Rock Water – Confere leveza e flexibilidade.
5 – Poseidon, Impetuoso e passional
O Deus Soberano das águas, irmão de Hades e Zeus, é o Deus das emoções Atrevido, arrojado, e movido pelo instinto se lança com facilidade às paixões humanas. Vive sobre as águas e domina os oceanos podendo causar maremotos, inundações e terremotos com a sua fúria e também abrandar as ondas mais ferozes.
O Homem Vive suas emoções com intensidade. Costuma se sensibilizar com o sentimento dos outros, valoriza as relações pessoais e a cooperação. Nos negócios é flexível e intuitivo. Tem dificuldade de perdoar, se for traído fica possesso e provoca “abalos sísmicos” com sua raiva.
Desafios
Controlar a fúria e a impulsividade. Livrar-se da dependência e apego nos relacionamentos e trabalhar seu lado passional.
Florais Sugeridos
Holly – Minimiza seus excessos de raiva.
Chicory – para os possessivos e ciumentos que usam as emoções para controlar os demais
Cherry Plum – controla a impulsividade.
Walnut – traz a adaptabilidade para enfrentar os processos de mudanças.
6) Zeus –O poderoso Chefão
O Deus – O pai dos deuses e dos homens, Zeus (Júpiter), é o arquétipo mais forte, representa a liderança, justiça e poder. Foi ele quem destronou o pai. Gerou filhos especiais com deusas e mulheres mortais. Divindade suprema do Olimpio domina o Céu, a terra e os fenômenos da atmosfera.
O Homem Disciplinado, com extrema força de vontade, líder nato, não defende a realeza. Pai de família, chefe mandão apesar de paternal. Sedutor. Veste-se com elegância e adora conquistar as mulheres. Afetuoso e compassivo, justo e racional, não se deixa levar pelas emoções. Respeita a individualidade alheia. Sabe premiar e punir conforme o merecimento de cada um. Paternal, sustenta e protege, defende.
Desafios
Superar a necessidade de querer ser o único a estar no comando.
Florais Sugeridos
Vine – Trabalha a dominação, a tirania e a tendência a destruir os que não rezam na sua cartilha.
Vervaim – Reduz seu impulso de dominar , impor sua vontade e querer determinar tudo.
Cherry Plum – traz controle emocional
Impatiens – Para ansiosos, irrequietos e e irritados.
Beech – aumenta a tolerância dos mandões exigentes.
A Terapia Floral segue alguns princípios da homeopatia, como, por exemplo, tratar doenças pelas causas e não pelo sintoma.
Esse tratamento é um desdobramento da medicina vibracional que considera não apenas o corpo físico, mas também os corpos energéticos sutis associados ao corpo físico.
Esta forma de terapia, cada vez mais utilizada no mundo todo, é simples de entender, e sem contra indicações, pois permite ao usuário automedicar-se após as orientações de um Terapeuta permitindo uma interpretação mais profunda dos sintomas, levando em conta características do inconsciente, o que não ocorre na auto análise, que permeia apenas o consciente.
Quanto receitamos florais através de uma seqüência de consultas detalhadas e acompanhadas, vamos trabalhando por processos até conseguirmos finalizar o problema, atingindo as causas, ou seja, quando se tem alta, se param as gotinhas, não aparecem mais os sintomas.
Portanto, recomendo que você sempre tome florais com acompanhamento de um terapeuta graduado. Desta forma você irá certamente curar-se.