Aprendizagem, seus distúrbios e a contribuição das terapias integrativas.
Para aprender é necessário um conjunto de habilidades e funções cognitivas que auxiliam na atenção, organização, planejamento e execução de tarefas simples e complexas, bem como funções emocionais que garantem auto estima e segurança.
3 Anos
As crianças de três anos, devem construir sentenças simples, com três a quatro palavras e realizar comandos
4 Anos
Aos 4 anos as frases ficam mais complexas
5 Anos
A partir de 5 anos já se discute sentimentos, adquire-se habilidade de leitura e escrita embora ainda possa apresentar lentidão e não flexionar o verbo de forma correta.
A partir dos 6 anos
Encontramos presente o raciocínio dedutivo e intuitivo, sendo a criança capaz de realizar cálculos mentais, classificar, seriar, ampliar seu pensamento espacial e apresentar maior velocidade ao processar as informações.
Estas características são apenas estatísticas, ou seja, variam de acordo com o estímulo do meio ambiente e a formação genética.
E quando há problema no aprendizado?
Mas e quando nada disso acontece?
Quando o aluno apresenta troca de letras, lentidão, hiperatividade, dificuldades, deficiências, distúrbios que atrapalham a aquisição da aprendizagem como Transtorno do Déficit de Atenção /hiperatividade; disgrafia, dificuldades na fala, distúrbio do processamento auditivo, Autismo, entre outras simples ou complexas dificuldades?
Neste caso, é de grande importância que a família procure avaliação de equipe multidisciplinar e, ao detectar que existe algum distúrbio, dificuldade ou deficiência, tratar com o profissional adequado.
Fonoaudiólogo: Audiometria e Avaliação do processamento auditivo central
Neuropediatra: Maturidade neural
Psicólogo infantil: Maturidade emocional
O diagnóstico deve servir para nortear o tratamento que deve ser direcionado ao profissional adequado e nunca deve ser usado para rotular a criança.
Como as terapias integrativas podem contribuir?
- Acelerando as demais intervenções e tratamentos
- Minimizando e ou eliminando o uso de medicamentos
Apoio com a Microfisioterapia
Através da Microfisioterapia, encontramos e eliminamos traumas físicos, químicos e emocionais vividos pela criança desde a fase gestacional, reprogramando as suas células para um funcionamento saudável.
Traumas escolares ou não vividos pelos seus ancestrais podem estar sendo passados de geração em geração provocando falhas cognitivas e emocionais.
Estes traumas, inscritos nas suas células e até então desconhecidos, uma vez eliminados, resultam em células com informações saudáveis capazes de um funcionamento eficaz e eficiente contribuindo para um funcionamento global saudável do organismo.
Apoio com a Terapia Floral
Utilizando a Terapia Floral ocorre um equilíbrio energético vibracional, que modifica a onda vibratória, resultando em maior integração dos hemisférios, melhora significativa da atenção e concentração, estímulo à aprendizagem, ânimo, vontade de tentar, compromisso e auto estima.
Barra de Access + Psych-K
Essas duas técnicas contribuirão para eliminar crenças limitantes (“não consigo”, “não sou capaz”, “não nasci para estudar”, “matemática é difícil”, “tenho dificuldade então não vou aprender”, “sou burro”, entre tantas outras crenças que limitam.)
A importância do Professor
Não posso deixar de citar a importância do professor que, no dia a dia com esta criança, valida todas ações de profissionais e familiares, quando utiliza erros para nortear seu trabalho, pratica constantemente a dedicação individual, evidência acertos e o motiva.