O que é o TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo e quais os tratamentos?
Você, alguma vez já bateu na madeira três vezes ou fez o sinal da cruz?
Isso se chama ritual e esses rituais são normais, pertencem ao cotidiano de muitas pessoas.
Eles são uma forma simbólica de afastar o perigo. Entretanto existem pessoas que são prisioneiras de rituais, eles são tão fortes que impedem que a pessoa tenha uma vida normal.
Pessoas assim são caracterizadas como possuindo o Distúrbio Obsessivo Compulsivo que consiste em pensamentos ruminativos difíceis de serem afastados com a vontade.
Esses pensamentos surgem do interior da pessoa, sem qualquer estímulo desencadeante externo.
Veja 10 exemplos de TOC, você tem algum toc?
- Pavor de se sujar ou se contaminar com suor, pêlos, germes;
- Sentir-se obrigado a somar os números de todas as chapas de carro, contar todos os objetos que encontra, contar os dedos das mãos, etc;
- Ter pensamentos horríveis sobre matar alguém;
- Terror de perder tudo, ser demitido;
- Colocar os chinelos nesta ou em outra posição antes de dormir como única opção de que não ocorra acidente em casa;
- Conferir muitas vezes o mesmo serviço ou situações: posição dos objetos, se o gás está fechado, se a torneira está fechada, a porta trancada, etc;
- Lavar repetidamente as mãos, roupas, objetos de uso pessoal, etc;
- Arrumar compulsivamente as camisas ou meias sempre numa mesma ordem;
- Juntar coisas sem uma finalidade, como jornais velhos, tampas de cerveja, etc;
- Levantar sempre com o pé direito, entrar num elevador de determinada maneira, etc;
Duas origens prováveis do TOC
Existem duas:
– A primeira é biológica, aceitando-se que a origem da doença seja um acometimento do cérebro, possivelmente uma deficiência de um neurotransmissor (substância química responsável pela comunicação entre as células nervosas) chamado serotonina.
– A outra origem é possivelmente comportamental. Como a pessoa sente-se mal, e não consegue afastar os pensamentos, passa a criar um ritual, uma compulsão, que tenta afastar os pensamentos. Por exemplo, uma pessoa pode ser acometida de idéias horríveis sobre germes e contaminação, passando então a lavar as mãos muitas e muitas vezes ao dia, chegando a machucar a pele.
Idade em que se manifesta o TOC
A incidência do TOC é maior em pessoas com conflitos conjugais, divorciados, separados e desempregados. É maior também nos familiares de 1º grau (3 a 7%) de portadores de TOC, é igual entre homens e mulheres e um pouco maior em adolescentes masculinos (75%).
O início da doença se dá em torno dos 20 anos, mas não é incomum em crianças.
Tratamentos para o TOC
- Alopatia
Em geral o tratamento alopático é realizado com medicação, que não é um simples calmante, mas substâncias que tentam corrigir a serotonina, mediador químico que se encontra alterado.
- Terapia
A do tipo comportamental-cognitiva é a que apresenta melhores resultados.
- Terapia Floral
Através de consultas detalhadas e consecutivas, que consiste em entrevistas, analise e equilíbrio energético, vamos escolhendo os florais que melhor se aplicam a cada caso, administrando-o e acompanhando os resultados até que os rituais se esgotem.
Apesar de nem sempre ser possível a cura completa dos Transtornos Obsessivos Compulsivos, independente do tipo de tratamento adotado, a Terapia Floral pode oferecer aos pacientes uma maneira de diminuir notavelmente os sintomas obsessivos e compulsivos que são muito debilitantes e que podem perturbar consideravelmente a vida do paciente.
Se você considera-se um portador de TOC, busque ajuda, vale a pena investir em você.