TOC – Tratamentos

O que é o TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo e quais os tratamentos?

Você, alguma vez já bateu na madeira três vezes ou fez o sinal da cruz?

Isso se chama ritual e esses rituais são normais, pertencem ao cotidiano de muitas pessoas.

Eles são uma forma simbólica de afastar o perigo. Entretanto existem pessoas que são prisioneiras de rituais, eles são tão fortes que impedem que a pessoa tenha uma vida normal.

Pessoas assim são caracterizadas como possuindo o Distúrbio Obsessivo Compulsivo que consiste em pensamentos ruminativos difíceis de serem afastados com a vontade.

Esses pensamentos surgem do interior da pessoa, sem qualquer estímulo desencadeante externo.

Veja 10 exemplos de TOC, você tem algum toc?

  1.  Pavor de se sujar ou se contaminar com suor, pêlos, germes;
  2. Sentir-se obrigado a somar os números de todas as chapas de carro, contar todos os objetos que encontra, contar os dedos das mãos, etc;
  3. Ter pensamentos horríveis sobre matar alguém;
  4. Terror de perder tudo, ser demitido;
  5. Colocar os chinelos nesta ou em outra posição antes de dormir como única opção de que não ocorra acidente em casa;
  6.  Conferir muitas vezes o mesmo serviço ou situações: posição dos objetos, se o gás está fechado, se a torneira está fechada, a porta trancada, etc;
  7. Lavar repetidamente as mãos, roupas, objetos de uso pessoal, etc;
  8. Arrumar compulsivamente as camisas ou meias sempre numa mesma ordem;
  9. Juntar coisas sem uma finalidade, como jornais velhos, tampas de cerveja, etc;
  10. Levantar sempre com o pé direito, entrar num elevador de determinada maneira, etc;

Duas origens prováveis do TOC

Existem duas:

A primeira é biológica, aceitando-se que a origem da doença seja um acometimento do cérebro, possivelmente uma deficiência de um neurotransmissor (substância química responsável pela comunicação entre as células nervosas) chamado serotonina.

A outra origem é possivelmente comportamental. Como a pessoa sente-se mal, e não consegue afastar os pensamentos, passa a criar um ritual, uma compulsão, que tenta afastar os pensamentos. Por exemplo, uma pessoa pode ser acometida de idéias horríveis sobre germes e contaminação, passando então a lavar as mãos muitas e muitas vezes ao dia, chegando a machucar a pele.

Idade em que se manifesta o TOC

A incidência do TOC é maior em pessoas com conflitos conjugais, divorciados, separados e desempregados. É maior também nos familiares de 1º grau (3 a 7%) de portadores de TOC, é igual entre homens e mulheres e um pouco maior em adolescentes masculinos (75%).

O início da doença se dá em torno dos 20 anos, mas não é incomum em crianças.

Tratamentos para o TOC

  • Alopatia

Em geral o tratamento alopático é realizado com medicação, que não é um simples calmante, mas substâncias que tentam corrigir a serotonina, mediador químico que se encontra alterado.

  • Terapia

A do tipo comportamental-cognitiva é a que apresenta melhores resultados.

  • Terapia Floral

Através de consultas detalhadas e consecutivas, que consiste em entrevistas, analise e equilíbrio energético, vamos escolhendo os florais que melhor se aplicam a cada caso, administrando-o e acompanhando os resultados até que os rituais se esgotem.

Apesar de nem sempre ser possível a cura completa dos Transtornos Obsessivos Compulsivos, independente do tipo de tratamento adotado, a Terapia Floral pode oferecer aos pacientes uma maneira de diminuir notavelmente os sintomas obsessivos e compulsivos que são muito debilitantes e que podem perturbar consideravelmente a vida do paciente.

Se você considera-se um portador de TOC, busque ajuda, vale a pena investir em você.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe para que seus amigos e familiares possam se beneficiar também.